Notícias

09/04/2019 10:22

Programa de Acesso ao Trabalho capacita profissionais em Ji-Paraná

Neste fim de semana 82 pessoas receberam o certificado dos cursos de capacitação do Programa de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho, o ACESSUAS TRABALHO, promovido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Participaram da entrega de certificados a secretária de assistência social, Sônia Reigota, assistente social da Semas, Lidiane Tanazildo, o empresário que ofereceu os cursos, Pedro Flecher e os vereadores Izaías Arnica (PSB) e Obadias Ferreira (DEM).

As oficinas foram de Recepcionista, de Operador de Caixa e de Tradutor e Interprete de Língua de Sinais – Libras. As oportunidades de qualificação profissional oferecidas pelo Programa têm o objetivo de incentivar as famílias para que tenham autonomia por meio da integração ao mundo do trabalho.

Os cursos foram ministrados por uma empresa contratada por meio de licitação pública pelo Governo Federal. As aulas foram realizadas de segunda a sexta nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim dos Migrantes, São Francisco e Roda Moinho (parceria com o Projeto Sonho Meu).

Para a secretária de Assistência Social de Ji-Paraná, Sônia Reigota, a autonomia das famílias que passam pela qualificação profissional é importante. “Para que possam entrar e se manter no mercado de trabalho. Nossa missão é fazer a ponte entre essas pessoas e o Programa ACESSUAS”, ressaltou.

“A iniciativa do Governo Federal faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para acesso a oportunidades ao trabalho e emprego”, disse a assistente social Lidiane Tanazildo.

A jovem Eduarda Torres, de 16 anos, recebeu o certificado de recepcionista e sente que está pronta para o mercado de trabalho. “Eu gostei muito desta experiência. Eu quero muito encontrar um bom emprego para que eu possa dar o meu melhor como profissional. O que mais gostei do curso foi sobre o marketing pessoal, achei muito útil. Agora é me dedicar para ser uma ótima recepcionista”, disse sorridente.

O novo intérprete de libras de Ji-Paraná, Patrick Macedo recebeu o certificado contente. Aos 14 anos já está preparado para entrar no mercado de trabalho.

“Eu sonho em trabalhar em empresas fazendo capacitação de funcionários. Atender bem o cliente, incluindo a língua de sinais que é a tendência e a necessidade do mercado de trabalho. Além disso, eu tenho uma pessoa na família que é surda. Agora consigo interagir com ela e isso é uma grande vantagem para mim”, falou o estudante.

Os próximos cursos que serão oferecidos pelo Programa Federal a partir de maio serão Confeiteiro, Eletricista Residencial de Baixa Tensão e Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.

Fonte: Decom - PMJP


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo