Notícias

06/11/2018 16:56

Semana Municipal da Educação promove momentos de reflexão e troca de experiências

A Semana Municipal da Educação lotou o auditório do IFRO/Campus de Ji-Paraná nos seus dois primeiros dias de trabalho. O evento, realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem por finalidade proporcionar aos participantes momentos de estudo e reflexão, em um ambiente de aprendizagem e troca de experiências. Dentro da programação da Semana Municipal de Educação, que segue até a próxima sexta-feira, dia 9, acontece também o 6º Seminário de Educação Inclusiva.

Professores, gestores, técnicos e demais profissionais da área de educação e das comunidades escolares estão aproveitando ao máximo estes primeiros momentos. A opinião é da coordenadora da Semana Municipal de Educação, Helen Maciel.

Para Helen, tanto na palestra de abertura, na segunda-feira à tarde, que teve como tema “O Educador Reflexivo e Propositivo”, ministrada pela professora doutora Marli Lúcia TonattoZibetti, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Campus de Porto Velho, quanto na palestra desta terça-feira, pela manhã, tendo como título “A Criança Potente e Investigativa: Concepções e Práticas”, ministrada pela professora doutora Naiara Nienow, da Unir/Campus de Ji-Paraná, “foram extremamente positivas. Nós, da organização, percebemos que já nestes dois primeiros dias as pessoas se mostraram mobilizadas, interessadas, participativas. Estamos vivenciando uma experiência riquíssima, pois percebemos que estão resultando em momentos de reflexão pedagógica, reflexão da própria práxis escolar”.

 

Programação

Ainda pela manhã estava programada uma mesa redonda com o tema “Assim Pensamos a Educação Infantil para as Crianças de Ji-Paraná”, mediada pelas professoras da Rede Municipal de Ensino Eliane Eleutério, Karine Crisoni e Silmara de Alcântara Xavier. À tarde, devem ocorrer minicursos sobre “A Criança Investigativa” nas salas da Unir.

 

Quarta-feira, 7

Amanhã, a programação da Semana Municipal da Educação abre com a palestra “A Inclusão na Educação Infantil”, ministrada pela educadora Maria Cecília, técnica da Semed e na sequência, a também técnica da Semed, Juverlandia Oliveira Pinto aborda o tema “A BNCC para a Educação Infantil, Quais as Mudanças?”. À tarde serão ouvidos depoimentos sobre“Percurso Formativo”, das professoras da Rede Municipal Rosangela Blaka Pereira e Armelinda Borges da Silva.

 

Quinta-feira, 8

Na quinta-feira pela manhã, a mesa redonda sobre “A Diversidade Étnico Racial e Indígena – Cadernos Escolares – o que Revelam Sobre a Temática Indígena na Escola?”, mediada pela professora da Rede Municipal Josélia Neves e a mesa redonda com o tema “Como as Escolas Estão Trabalhando as Questões Étnicos Raciais?”, mediada pelo professor doutor Paulo Sérgio Dutra, da Unir/Ji-Paraná, abrem os trabalhos. Na sequência acontecema apresentação dos banners com alguns trabalhos realizados nas escolas e uma palestra sobre Neuroaprendizagem com a psicopedagoga Graciely Nunes. À tarde, a palestra é sobre “A inteligência Emocional”, com o educador André Luiz seguida da apresentação de artigos e de uma roda de conversa do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

 

Sexta-feira, 9

A sexta-feira abre com a palestra “Infâncias e o Ensino Fundamental”, ministrada pela professora mestra e secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira. Às 10 horas deverá acontecer uma avaliação da Semana Municipal da Educação e em seguida o encerramento do evento.

Fonte: Decom - PMJP


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo